segunda-feira, 30 de junho de 2014
Algumas palavras sobre solidariedade
E aee galera!
Essa semana minha cabeça está uma confusão danada, está bem difícil escrever, então vamos começar com as novidades do blog :)
Vocês já devem ter notado que não publicamos mais apenas às quintas. Estamos com uma equipe muito boa para escrever, mas postar tudo na quinta-feira ficou meio cansativo e ainda, estávamos com dificuldades para escrever sempre no mesmo dia. Então, publicaremos em dias alternados, mas toda semana alguém vem dar um olá aqui, e mandar aquele texto super #DeQuinta ;)
Nossa equipe vai além dos leitores, temos nosso apoio e logo, logo vem mais novidade na rede ;)
Hoje em especial, queria reunir aqui algumas constatações sobre SOLIDARIEDADE ... Esse texto será uma verdadeira divagação e não tem pretensão alguma de ficar bom. Será #DeQuinta, como se propõe.
Vemos curtidas em massa nas redes sociais para publicações, principalmente de crianças, pedindo ajuda. Bem, legal. Curti, aumentei a visibilidade da publicação e... É isso #FizMuito #Canonizem-me
Se isso foi tudo o que você tem condições de fazer, ótimo! Mas se você podia fazer mais e não quis... reflita: Sua atitude foi efetiva?
Bom, o termo solidariedade, nos ensina são Google,
"é um ato de bondade para com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo'. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Solidariedade)
Ok! Ser solidário com o outro envolve uma união de propósitos. Bom, não é ser solidário a pessoa precisar de farinha e você lhe oferecer queijo, por que é o que você tem sobrando... Porém, é um gesto solidário e em prol do objetivo comum você perguntar ao seu grupo de amigos (ou amigos das redes sociais, que podem ser conhecidos, desconhecidos, figuras publicas, adicionei e não sei quem é) quem tem a farinha que a pessoa precisa.
Pontuado isso, vamos observar outros aspectos. Exemplo: Meu vizinho, idoso, tem dificuldade de locomoção, precisa de uma cadeira de rodas, ninguém o conhece e poucos sabem o que ele precisa. Na internet tem uma campanha de um menininho lindo que precisa de uma cadeira de rodas ele já tem mais de 500 mil seguidores, e eu.. vou dar a cadeira de rodas para o menininho lindo da rede social e fazer esses 500 mil seguidores felizes. Não estou falando de anonimato, mas de intenção.
Por que ajudar aquele caso de grande visibilidade é encantador e ajudar o próximo mais próximo às vezes parece tão difícil? Será por excesso de julgamentos? Porque o que eu ouço é: "ah, mas ele tem 15 filhos.. é um absurdo"... bom, julgamentos não matam fome e não auxiliam ninguém. Poucos são os julgamentos que constróem.
E por que ajudar aqueles que tem uma doçura encantadora e rosto liso e uma vida inteira pela frente parece tão mais fácil que ajudar aqueles que tem uma vida inteira de feitos e só quer uma velhice mais digna? Não será nobre da mesma forma, ou não haverá tempo para receber algo em troca? Parece duro isso, mas sim, também já ouvi esses comentários de quem não sabe que uma senhora sadia e cautelosa pode viver tempo suficiente pra destilar seu rancor... #VovóVingativa
E continuando os "porquês" ... Por que há mais campanhas na internet de adoção de animais do que de adoção de crianças? Eu não entendo isso. Podem falar o que quiserem da ingratidão do ser humano, mas.. somos da mesma raça! (NADA contra adoção de animais, eu super concordo e compartilho a causa, #NãoMeMordam) porém, a necessidade das crianças em ter um lar é tão mais real e pouca gente incentiva ou o faz.
Os abrigos de animais - não todos, mas principalmente aqueles compostos por voluntários - tratam seus animais muito melhor do que os abrigos que tratam as crianças.
Será que é mais fácil ajudar animais de outras espécies do que humanos?
Ninguém é obrigado a ajudar ninguém. É importante saber que quem pede, precisa ter a humildade de saber que está se expondo e que levará muitos nãos, e ter a necessidade ser claro no que precisa e para que precisa, assim como explicar em que usou o que foi recebido, sim. Porque essa simples atitude de clareza aumenta em quem ajuda a vontade de ajudar, a sensação de ter sido gratificado pelo ato. E talvez seja por isso que as pessoas sentem-se mais realizadas em ajudar animais do que humanos. Animais são seres gratos. São leais - principalmente cachorros , pelo que ouço.
Algumas vezes ao levantar o tema em rodas de amigos, o que ouvi posso resumir da seguinte forma: "A mordida do cachorro dói menos que a ingratidão do humano"... mas sabe o que dói? Pressupor que uma criança no início da formação de seu caráter será ingrata. Dói muito a descrença que temos no próprio humano, a descrença que temos em nós mesmos, em nossa espécie.
Sobre adoção, reservarei um espaço próprio ao assunto nas próximas semanas.
Ainda sobre solidariedade, o por que desses pensamentos. Quem acompanha a página da Sofia, sabe que a equipe da Sofia criou a página 20 mil amigos
Bem, reuniram várias publicações que vemos sem tanto impacto todos os dias... Ver as fotos de todas aquelas crianças juntas que precisam de ajuda. Cada um com uma necessidade especial com uma família por trás movendo céus e terra para salvá-los de qualquer sofrimento.
Muitos precisam de doações em dinheiro para um determinado tratamento ou cirurgia, como o Pedrinho (Amigos do Pedrinho), a Yasmin Yasmin Esperança e a Marina Ajude a Marina. Tem também a Estephanny que precisa de uma cirurgia oftalmológica Ajude a Estephanny.
Tem a Maria Júlia tem mio cardiopatia dilatada, esclerose tuberosa e rins policísticos, mas isso não diz quem ela é. Maricota, como é chamada pelos pais, é feliz. Ela precisa de doação de fraldas PAMPERS verde ou roxa, porque ela tem alergia, tamanho XG), pomada para assadura (nistatina), álcool em gel, óleo de amêndoas para bebê e roupinhas tamanho G e 1 ano . A página dela é o Diário de um Milagre
Agora a Ana Beatriz, ela precisa de algo que todos podem ajudar. Até Deus escolher o anjinho que salvará a vida dela, TODOS podem contribuir realizando o cadastro de Doador de Fígado. Não sabemos onde estão os grupos compatíveis de doador e receptor, mas, se quanto mais pessoas estiverem cadastradas, maiores as chances de MUITAS pessoas terem a grande chance na vida. Chance do joelho ralado, do coração partido, dos intermináveis diários. Chance de cuidar da família, sair do hospital, ir a um show, viver, enfim. Nós podemos fazer uma diferença Efetiva na vida das pessoas. DOE ÓRGÃOS. DOE MEDULA ÓSSEA. Vá a um hemocentro e faça seu cadastro... Aproveitando a visita, DOE SANGUE. DOE VIDA !
A página da Ana Beatriz é Ana Beatriz Ajude a Viver
Tem muita criança precisando, muitos idosos precisando, escolha uma criança ou uma instituição, ou talvez, alguém aí perto de você, caro leitor, precise de um olhar, uns minutos de atenção.. Vamos ser Efetivamente Solidários !
Abraços !
@DiasJennifer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Transforme o de quinta num blog de primeira, comente!