Infelizmente no Brasil se tornou comum reclamar sobre os políticos, mas vem cá, será que realmente sabemos do que estamos falando??? Pois senta que eu explico.
Política é uma ciência de organizar, administrar, dirigir interesses comuns em prol de uma nação, dos cidadãos. Agora me diz, porque o clichê de que política não se discute???? Eu respondo. Apesar do governo não investir em educação e nos proporcionar basilares nas escolas para que já venhamos nos conscientizamos do nosso papel na sociedade, nós também, por outro lado, não temos interesse nenhum em saber um pouco mais sobre o que vem ocorrendo em nosso país.
O modo presidencialista regido no Brasil em que cidadãos elegem um único representante vem embutindo ao povo uma consciência materialista, sendo que é muito melhor ter do que saber. Por isso, eles preferem nos dar bolsa família, auxílio reclusão, auxílio crack, auxílio prostituta, ou qualquer migalha, do que realmente investir em educação, ensinando quais são os nossos direitos. Que, meu amiiiiiigo, se você quisesse saber deles, você conseguiria benefícios muuuuuuuuuuuuuuitos maiores do que qualquer “auxilinho” de um governo que só quer te comprar. E te digo mais!!!! Sabe porque ele te “dá” coisas????? Para você não questionar as mansões que ele compra, os desvios que seriam investidos na educação, na saúde ou no transporte. Ahh vamos combinar, “ele rouba mas faz” então ainda não está tããããão ruim assimmm né?
A política esta inserida nos assuntos do nosso dia-a-dia, além da educação (política educacional), segurança (política de segurança), condições de trabalho (política salarial), moradia (política habitacional), meio ambiente (política ambiental), está em nosso trabalho, em nossa casa. Sabe quando colocamos regras do que pode e o que não pode e fazemos com que sejam seguidas por nossos filhos??? Pois é, o modo que escolhemos para organizar e ser o mais benéfico para nosso lar, seja de convivência, de respeito ou de educação. É exatamente isso que faz um governante!!!!!!! A única diferença é que ele faz escolhas por muito mais pessoas, nos representam. E você acha certo que eles nos deem coisas ao invés de nos ensinar?? Você escolheria isso para seu filho?? Ser dependente e ficar a mercê de outras pessoas para sempre??? Pois agora vou te revelar uma verdade meu caro leitor. É isso que o governo faz conosco! Nos mantêm “crianças”.
Então como é mesmo??? Política não se discute??? Os governantes nos colocaram em uma zona de conforto de que é difícil sair não? Mas eles estão falindo nosso país, estão dando condições miseráveis de subsistência e sobrevivência, estão rindo nas redes sociais enquanto nós estamos comprando figurinha da copa para completar nosso álbum, aliás, falta a 487, 457, 26, para mim, você tem? 487 milhões que seriam investidos na educação, 457 milhões que seriam investidos na saúde, 26 bilhões que foram gastos com a reforma dos estádios, deve estar mais ou menos isso a conta.
Li uma frase de um grande escritor, Jair Heuert, em um dos seus artigos sobre política em que afirma que “Se não fazemos escolhas, alguém as faz por nós e talvez não sejam as melhores, podendo nos fazer cair numa verdadeira alienação política”.
Será que é isso que acontece atualmente em nosso país???? Nossa ignorância sobre política permite que os que se dedicam um pouquinho para entender sobre o assunto, governe o país. Mas se fosse para o bem, seria ótimo! Infelizmente nosso “jeitinho” brasileiro de levar vantagem em tudo criou um desenfrear de aproveitamento do nosso analfabetismo sobre o assunto para construírem patrimônios – próprios – e não em favor da população.
É preciso querer conhecer a política para que possamos votar com consciência.
Existe um projeto chamado de “Parlamento Jovem” realizado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e pela Câmara dos Deputados, em que visam estimular os jovens a exercer a cidadania. Um belo modo de começarmos não????
Além disso, o termo “direita” e “esquerda” bem evidente ultimamente, foi adaptado no Brasil para designar quem está a favor do sistema atual de política “direita” e os que são contra, questionam e querem uma mudança “esquerda”.
Então vamos fazer política e não politicagem, que existe uma grande diferença, pois politicagem são atos políticos egoístas para beneficiar somente uma pessoa ou um pequeno grupo de pessoas.
Ainda acha mesmo que política é tão complicada e alheia ao seu mundo que não possa parar e juntos fazer um mundo melhor?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Transforme o de quinta num blog de primeira, comente!