O que é necessário avaliar, quais as atividades dos cargos, as funções dos três poderes? Bora lá?
Inicio com nossa meta, até dia 05 de outubro de 2014, dia do primeiro turno das votações – guardem essa data - será o dia mais importante em que podemos fazer algo de melhor para nosso país, para nossos filhos e para nossa vida.
Que tais três poderes são esses em que tanto é comentado por ai?
Legislativo é o primeiro em que veremos, órgão responsável pela criação das leis, daquele tal de Congresso Nacional em que ficam nossos digníssimos Deputados (Câmara dos Deputados) e Senadores (Senado Federal). Eles apresentam os projetos de lei para regulamentar situações novas que vão surgindo na Sociedade e que devem ser solucionados, pois igualmente nossa tecnologia que evolui, a nossa sociedade também evolui e equalizando os direitos do povo, dessas necessidades que vão surgindo, é que as leis vão sendo projetadas. Afinal, são para isso que foram votados, ou pelo menos deveriam ser e não somente aprovarem leis que favoreçam ainda mais a minoria, que são os ricos, e o que acontece. A idéia real é “dar desigualmente aos desiguais para torná-los iguais”, nosso grande pensador Aristóletes.
Nos Estados esse poder legislativo é composto pelos Deputados Estaduais. Já nos Municípios são os Vereadores.
Na Câmara e Senado existem aquelas comissões que aparecem em noticiários de vez enquanto, algumas delas são permanentes, como por exemplo, para analisarem gastos de projetos, e outras que são avulsas, que são instauradas para investigar e julgar alguns escândalos, como o recente mensalão, por exemplo. Esses projetos precisam ser votados nas duas casas e depois ser sancionado (aprovado) pelo Presidente.
Mas sabem onde está uma grande falha? Existem projetos em que eles denominam como caráter de urgência e não comunicam todos os Deputados e depois Senadores para completar a casa, e nessas ocasiões, em sua maioria, fazem de modo relâmpago, noturno, sem que os parlamentares tivessem tempo para ter conhecimento do assunto e importância do que será votado, e os políticos que serão favorecidos comparecem em peso. Por isso aparecem umas leis bizarras em que ninguém do seu rol concorda e ninguém sabe explicar o porque foi aprovado. Taí, tudo jogo de interesses, sempre para favorecer um número determinado de pessoas. E cá pra nós, quando um político tem o poder concedido pelo voto do povo, deixa de ser humano e vira político.
Sabem como podemos minimizar isso? Proibir essas votações de urgência a não ser que tenham comprovado a intimação de cada parlamentar e o tempo disponibilizado para se chegar nas casas, mas antes disso, saber quem estamos colocando lá dentro.
Gostou? Não? Escreva para mim! Vamos juntos fazer o De Quinta uma ferramenta para construir um país de PRIMEIRA!
Na próxima semana falaremos sobre o poder Executivo, segundo desses três grandes poderes que regem nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Transforme o de quinta num blog de primeira, comente!