quinta-feira, 12 de junho de 2014

Copa do Mundo - Visão de "Esquerda" | BRUNNA RIBEIRO

Recebi um desafio por ser contra a todas escritoras que compõem este blog. Então vamos lá, desafio lançado é desafio cumprido!


Antes de iniciarmos, preciso citar que ao ilustrar minha opinião sobre a Copa, fui em busca de outras visões para não ser incoerente.

Pois bem, ouvi de tudo, desde opiniões partidárias, de jornalistas, enfermeiros, publicitários, advogados até pessoa bem humildes de conhecimento. Entãoooooo lá vamos nós!!!

Tenho que concordar que ao criticar sobre em não ter sido a favor com o evento Copa neste momento, infelizmente foi conseqüência de uma atitude tomada em 2006/2007 e não de agora. Países, como o Brasil, concorreram para sediar este evento e naquela época, não estávamos vivenciando um mundo tão digital como hoje, tão problemático, na verdade, a política brasileira é corrupta desde sempre, e apesar dos brasileiros terem consciência destas roubalheiras, os governos anteriores aplicavam nem que sejam 10% por cento do dinheiro arrecadado para investimento do país.

O que não ajudou, é que o governo atual, além de ter multiplicado os impostos e desviado 100% do dinheiro arrecado, não contou com um detalhe na evolução: a internet. 

Por digo isso? Vamos voltar no ano passado, no final do ano, lembram das manifestações? Aquelas que pararam o Brasil sabe? Pois bem, elas só se tornaram tão grandiosas e com aderência da maioria dos Estados brasileiros por terem sido divulgadas e arquitetadas pela internet. Pois é! Nos últimos anos, a informação divulgada na internet tem alcançado milhões de pessoas e sem os “filtros” realizados até então pela televisão, e você pode pensar que com a televisão a informação começou a ser disseminada, mas eu te digo meu amigo, que a televisão é um veículo patrocinado pelo próprio governo, eles decidam o que são e o que não são divulgados. Alguns podem pensar que estou louca, então vamos além, sabe a Raquel Sherazade? Repórter do SBT que tinha a liberdade de expressar suas opiniões mesmo que fossem contra o governo?? Pois bem, o governo ameaçou o Silvio Santos, dono do SBT, que se não tirasse ela do ar, iria cortar a ajuda financeira que lhe repassavam. E o que aconteceu???? Ela tirou uma “férias” repentina. Último exemplo para voltarmos para a Copa foi referente ao Presidente do STF, Joaquim Barbosa, Batman Brasileiro, lembram?? Ele foi escolhido pelo próprio Governo do PT para assumir a Presidência e por ter questionado e aberto algumas das piores roubalheiras do PT, e sabe o que aconteceu???? Teve sua aposentadoria anunciada agora no mês de junho, estranho não????

Eu não sou contra a Copa, não sou contra os jogadores, apesar de não concordar com os milhões que eles ganham que para mim, não tem tanto valor quanto um cargo de médico, por exemplo. Que infelizmente a distribuição valorativa atribuída a uma função é exercida por quanto mais famoso você é. 

Eu também conclui que não sou contra a FIFA e muito menos a seus padrões estabelecidos para que o evento Copa aconteça. Eles são uma empresa, e como uma empresa possui características, requisitos e padrões. Esse “modelo” a ser seguido foi imposto a todos os países que foram escolhidos para realizar o evento, TODOS, inclusive o Brasil, então, apesar de termos dito que queríamos hospitais “padrões FIFA”, escolas “padrões FIFA” não são deles que temos que cobrar, e sim do Governo, que mesmo atrasados e superfaturando, conseguiram atingir os padrões estabelecidos para realizar o evento que se comprometeram no passado. Então porque não exigirmos padrões melhores, para as outras áreas também??

Até um tempo acreditei que o VOTO seria a melhor arma contra tudo isso, e que manifestações, quebradeira, e qualquer outra atitude, apesar de momentânea, não seria algo a longo prazo, e é de ascensão de que precisamos. 

A cúpula que governa o país - e não me venha colocar a culpa só na Dilma que é pura hipocrisia, pois o país não é governado por uma única pessoa, e tolo daquele que acredita que conseguindo o impeachment ou votando em “outro” o problema estaria resolvido – está infiltrada até onde menos imaginamos, e votar em um candidato que não possui antecedentes criminais, que tenha inúmeras especializações e que o principal seria sua honestidade, tiraria “férias”, renunciaria ao cargo, anunciaria sua “aposentadoria” ou morreria.

Analise desde quando você é contra ou discorda de como é aplicado o dinheiro do povo. Que eu me lembre, desde quando eu nasci e até os anos contados pelos meus ascendentes. Plano Collor, Verão, Prefeito Celso Daniel, não te lembram nada???

Confesso também que acreditei que não torcendo para o Brasil na Copa e mostrando ao Mundo nossa insatisfação – que estariam com todos os holofotes em nós – seria uma possível solução. Mas hoje, vendo a capacidade do povo que mesmo em ruínas, conseguirem se reerguer, transpor a alegria, emoção, o carisma, os talentos, a exuberância e espetáculo da abertura, o fantástico pontapé inicial dado por um paraplégico, as diversas culturas que nosso povo criativo e cheio de inteligência conseguiu resumir e mostrar com a maior humildade e acolhimento a todos que estavam os assistindo. E isso? Ahhhhh, isso é do povo, não do governo!!!

A esperança que o povo tem sobre si mesmo. Essa esperança que desde o ano passado com aquelas milhares de pessoas que se uniram para fazer uma manifestação pacífica, não me emocionaram tanto. E eu com meu coração congelado e rígido de não torcer pelo Brasil, derreteu. Derreteu porque percebi que não conseguimos fazer mais porque não sabemos, não temos cultura o suficiente para saber lutar e modificar algo para o bem, para o que é melhor para a Sociedade sem antes sermos corrompidos pelo egoísmo, individualismo e ganância, afinal, os que detêm do poder, também são brasileiros.

E a Copa???? Resume-se pelos aplausos calorosos e acolhedores que a torcida infestada de Brasil proporcionou a Seleção da Cróacia, mesmo depois do Belíssimo 3x1 do o Brasil.


Felizmente, não é o povo que merece nossa revolta, são os que comandam ele. Não são os jogadores que devem pagar por essa era de acontecimentos ruins, são os que estão na cúpula.

Depois de tanto me questionar e procurar soluções para o Brasil, rendo-me para a Copa, para a aflição de um esperado gol e até de um sofrido pênalti!!

Não acredito que somente as eleições e saber votar mudaria a situação do país porque todos são corrompíveis. Se não são, simplesmente saem de cena, portanto, a única saída que consigo pensar seria uma Ditadura e depois reconstruir o país.

Enquanto vago por soluções, meu coração verde a amarelo volta a bater. Com esperança deixo meio apoio a que a Copa seja mais uma das grandes conquistas que teremos.



Brunna Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Transforme o de quinta num blog de primeira, comente!